02/04/2009

SOFTWARE DEVOLVE CAPACIDADE DE ENXERGAR

WASHINGTON - Millie Sauer nem sabia que havia sofrido um derrame antes de tentar ler um livro e enxergar apenas manchas cinzas após se recuperar de uma cirurgia.

Horas ou até dias se passaram desde que o derrame afetou a parte do seu cérebro responsável pela visão e Sauer, de 69 anos de idade, já não podia mais recorrer a tratamentos médicos convencionais para reverter a lesão. “Me disseram que eu teria que me acostumar com essa situação”, ela conta.

Entretanto, um programa de computador está ajudando Sauer a recuperar a visão e lhe está dando esperanças de voltar a enxergar como antes do derrame.

“Ficamos surpresos quando analisamos os exames de Sauer”, afirmou Krystel Huxlin, do Instituto Oftalmológico da Universidade de Rochester, em Nova York, quem testou o software com sete pacientes que haviam sofrido derrames.

“Esse é um tipo de dano cerebral que até agora era considerado irreversível por médicos e cientistas”, ela explica.

Em reportagem publicada no Journal of Neuroscience, Huxlin e seus colegas afirmam que o software ajuda a exercitar uma capacidade conhecida como visão sugestionada – o paciente sente algum estímulo e tenta advinhar a imagem, chegando a respostas corretas em muitos casos. “É interessante perceber que, se forçarmos os pacientes a advinharem a imagem, eles acertam várias vezes”, ela ressaltou.

Sauer e outros pacientes conseguem dirigir, fazer compras e levar uma vida normal. Mas eles demoraram meses se exercitando em frente a uma tela de computador. Inúmeros pontos aparecem e se movem como um bando de pássaros. O paciente tem que advinhar para qual direção eles se movimentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Um sistema linear consiste em um conjunto de equações lineares que compartilham as mesmas variáveis. Não há restrição quanto ao número de eq...