HIDRÁULICA: COMO FUNCIONA O FREIO AUTOMOTIVO - AULA 2

O típico sistema de freio, é composto de freios a disco na parte dianteira e freios a tambor ou disco na parte traseira, conectados por um conjunto de tubos e mangueiras, que interligam o freio de cada roda ao cilindro mestre. É comum que acessórios estejam conectados ao sistema de freio, tais como o freio de estacionamento, o servo freio e o sistema antibloqueio (ABS). Quando acionamos o pedal de freio, empurramos um pistão no interior do cilindro mestre, que força o óleo hidráulico (fluido de freio), através de tubos e mangueiras para atuar em cada roda. Como o fluido hidráulico não pode ser comprimido, empurrar o líquido através de uma tubulação, seria o mesmo que empurrar uma barra de aço através de uma tubulação. Contudo, a vantagem está na flexibilidade do líquido fluir através de flexões e curvas, chegando até o seu destino exatamente com a mesma pressão que iniciou o movimento. Para o perfeito funcionamento do sistema, é fundamental que não existam bolhas de ar no circuito hidráulico. Afinal, como o ar pode ser comprimido, isto torna o pedal esponjoso e reduz severamente a eficiência da frenagem. No sistema de freio a disco, o fluido é forçado do cilindro mestre em direção a pinça, onde pressionará o pistão, que impulsionará as pastilhas de freio contra o disco unido à roda, estabelecendo a frenagem. Este processo é similar ao sistema de freio da bicicleta, onde duas pastilhas de borracha friccionam de encontro à borda da roda. No sistema de freio a tambor, o fluido é forçado do cilindro mestre em direção ao cilindro de roda, que aciona as sapatas de freio pressionando as lonas de fricção de encontro ao tambor unido à roda estabelecendo a frenagem. Participe desta aula, faça um comentário!

2 comentários:

#SOL# disse...

Acho uma explicação bem basica e clara o suficiente. Eu adoro a parte de Freios Valvulas, sou formada em freios pela Wabco e hoje sou tecnica em uma Empresa de Valvulas , onde faço todo os reparos e testes de bancada. Meu nome é Solange e se estou disponivel para qualquer duvida também.
E-mail - solangealh@hotmail.com

PROFESSOR CARLÃO disse...

Olá #SOL#!

Fico muito feliz em ver uma mulher conquistando espaço no mercado de trabalho. Trabalhando de maneira refinada, as mulheres fazem tudo com muito mais capricho. Sempre que necessitar vou recorrer à sua experiência. Um forte abraço!

Professor Carlão.

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

Arquivo

Cadastro

Cadastre-se para receber postagens atualizadas:

Digite seu Email

EnviarFeedBurner

Publicidade

Publicidade
Camisetas Personalizadas: Anos 80 * Bandas * Brasil * Caras & Bocas * Carros