A aplicação da hidráulica vem sendo pesquisada e aperfeiçoada desde que Blaise Pascal, físico francês, estudou pressões hidráulicas e descobriu os fundamentos denominados "LEIS DE PASCAL". Uma destas leis diz o seguinte: "A pressão exercida sobre um líquido em câmara selada transmite-se por igual em todas as direções”. O funcionamento do freio automotivo tem como fundamento a "Lei de Pascal", ao utilizar a força aplicada no pedal, transmitida por um fluido para acionar o sistema de freios. O freio atua transformando a energia cinética do veículo, convertendo o movimento em calor através do atrito. Ou seja, o motor desenvolve uma potência que retira o veículo do estado de repouso e impulsiona-o ao movimento, essa potência precisa ser total ou parcialmente transformada, quando se deseja diminuir ou anular a velocidade do veículo. O moderno formato do sistema de freio automotivo, vem sendo desenvolvido há mais de 100 anos e tornou-se extremamente seguro e eficiente... Continua na próxima aula. Participe desta aula, faça um comentário!
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Eu sou um admirador do pesquisador, não conheço pessoalmente mas sempre procuro me informar através de suas video-aula, se for possivel solicito enviar por e-mail material sob freio.
ResponderExcluirrui.s.santos@oi.com.br
Olá meu caro Rui!
ResponderExcluirObserve no Índice geral do blog outras aulas sobre sistemas hidráulicos dos carros. Veja também o curso de manutenção automotiva em cd-rom. Um forte abraço!