16/02/2008

Lubrificação Industrial - Aula 2

Características Físicas dos Lubrificantes


  • Cor: Este é um fator de elevada importância, pois é útil para controlar a uniformidade, na produção de um determinado lubrificante. É também, elemento determinante na análise da qualidade do lubrificante, no exame do grau de contaminação, depois de um determinado número de horas trabalhadas de um equipamento. 
  • Oxidação: A quantidade e a natureza dos depósitos formados em motores e em outros equipamentos, submetidos a condições de trabalho em alta temperatura, se relacionam com a estabilidade ou resistência à oxidação do lubrificante.  
  • Detergência: É a propriedade que certos lubrificantes apresentam de dispersar e manter em suspensão, partículas de fuligem e outros produtos de composição do combustível ou do lubrificante, evitando que possam grudar e sedimentar, formando depósitos sobre as peças do motor ou sobre os rolamentos. Para reforçar as características físicas naturais ou para proporcionar uma nova característica,são utilizados elementos aditivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Fale com o Professor Carlão!

As Dez Mais Lidas...

Leia também...

Determine a energia potencial elétrica...

Determine a energia potencial elétrica presente no ponto P, admita:  Q= 10 ^-6    ED= 0,7 m  E o meio é o vácuo. ATIVIDADE RESOLVIDA   ...